A Ditadura da Moda

26 maio

Em Agosto do ano passado eu estava de bobeira e resolvi passar na Livraria Cultura, ali no Varandas. Quando chego por lá sempre me perco porque não sei em qual sessão ficar…adoooro olhar as capas dos livros pra tentar escolher qual eu vou pegar para folhear, daí termino sempre escolhendo alguns e depois vou fazendo aquela eliminação. Neste bendito dia, resolvi passar direto da sessão de livros de receita super fofinhos, coloridos e com fotos de dar água na boca e cheguei na sessão com uma plaquinha escrito “moda”.

Algumas vezes, enquanto estava na faculdade, eu ficava super frustrada quando ía procurar livros legais de moda e só achava “guias de como se vestir bem” ou cadernos de tendências para a próxima estação. Achava “o ó” as livrarias daqui de Fortaleza (tudo bem, talvez eu que não soubesse procurar! mas enfim..) Outras livrarias foram abrindo por aqui e hoje  temos acesso a vários livros de design e de moda que podem, de fato, acrescentar algo. Quem anda pelas livrarias da vida sabe o que tô falando…

Pois bem, chegando na sessão que muitas vezes me atormenta, achei um livro finiiinho, de só 117 páginas, que cativou meu coração pelo título: A Ditadura da Moda. Eu, que sempre fui mal resolvida com a moda, agarrei o livro e corri para a poltrona mais próxima para ler a orelha e saber do que se tratava. Descobri, na verdade, um romance da jornalista e escritora Nina Lemos, baseado nas próprias experiências de vida da autora.

Ela conta a história de Ludimila Correia, uma colunista de moda que adora o que faz, mas que se vê atormentada quando seu passado de filha de militantes comunistas resolve bater a sua porta. Em meio aos bastidores do São Paulo Fashion Week, a garota que dita moda começa a se sentir desconfortável, pela primeira vez, com a sua própria condição e sabe que a única solução para essa crise de identidade é se reconciliar com o seu próprio passado.

Li o livro em dois ou três dias, tamanha era a minha curiosidade! Não resolveu os meus dilemas fashionistas, mas parei de me sentir um E.T. nesse mundo fashion onde eu achava que só eu me sentia desconfortável.

♥ Nina Lemos  publicou cinco livros de crônicas junto com as companheiras do 02 Neurônio, mantém o blog homônimo no portal UOL, além de ser repórter especial da revista Tpm e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Já fez de tudo um pouco no jornalismo, foi de repórter policial a crítica de moda, e lançou, em 2009, seu primeiro romance.

Espero que vocês gostem!

Beijos,

La Cumadre Bruna

Deixe um comentário

